sexta-feira, 21 de julho de 2006

Ligar Portugal? 100% de Banda Larga?

O Favacal não é Portugal? Ou o meu número de telefone é fictício?






















Já não me recordo bem, mas tenho uma vaga ideia de ver um qualquer primeiro-ministro, por ocasião de um programa tecnológico, dizer que Portugal estava todo ligado com ADSL.

Na cerimónia viam-se umas letras grandes que diziam: LIGAR PORTUGAL, e à sua frente alguém dizia que tinha acabado de carregar num botão em Lisboa que fazia com que a partir desse momento todos os Portugueses tivessem acesso à ADSL.

A verdade é que, nessa altura, a minha cara era de alegria. E até pensei como fantásticas eram as tecnologias, um simples botam em Lisboa mudava a vida no Favacal! Acreditava vivamente que tinha sido feita justiça às pessoas e empresas que moram fora dos núcleos urbanos.

A alegria não durou muito tempo. Era evitada a dose de propaganda que só me causou desanimo. É como mostrar um chocolate a uma criança e depois fugir com ele, sem saber quando volta.

Este assunto dava muito que falar e muito que pesquisar. Seria por exemplo interessante, numa altura em que se fala em competitividade empresarial, ver os números de empresas que não tem este acesso tecnológico, visto que grande parte delas encontram-se em zonas “semi-rurais” .

As 3 indústrias do Favacal estão privadas deste bem, apesar dos seus esforços e do discurso de Sócrates. É pena.

Também este blogue por esta altura vive dos 56Kbps.

4 | comentários:

zebitor disse...

Temos pena rapaz, aqui na atouguia vive-se em 4 megas e é estranho que aí no favacal não, até porque a distância é pequena. abraço

drengo disse...

Pois...
A Rua Damasceno Monteiro, na zona da Graça (Lisboa), também não é Portugal, eheh. "...não é possível por questões de ordem técnica.", é o que diz na carta que pede desculpa por não ser possível instalar a 2Mb... e 2 meses após ser assinado o contrato ("...é óbvio que estará instalado ainda esta semana!").

Curiosamente, depois da rescisão, já apareceu um subcontratado do mesmo fornecedor de serviço a dizer que vai lá fazer a instalação (a tal que não era possível...).

...é óbvio (isso sim) que vai apanhar com um caldeirão de azeite a ferver em cima se lá chegar a aparecer - já que se tratam ex-candidatos-a-clientes como na Idade Média, haja coerência na punição.

...pena é estragar tanto azeite.

Tiago disse...

HEHEHE

Bem é o país que temos… Não sei se lá fora é melhor ou pior, mas acho que ninguém pode ser indiferente a palhaçada que se passa no mundo das telecomunicações portuguesas… Cheio de publicidade super enganosa e mega carteis entre empresas. Ainda mais grave quando existe cumplicidades de alguns políticos.

Brevemente vou ver se publico umas comparações de preços e promoções das nossas telecomunicações com as dos nossos vizinhos espanhóis. Já vi coisas interesantes… hehe

catia silva disse...

oi tiago, td bem ctg?

pois seiça, tb n é portugal... tb n tenho adsl..., ha muito tempo k me é prometida... vem cá o tecnico, mas nunca dá... tem k se ir vivendo com net super lenta... mas é portugal!