terça-feira, 10 de outubro de 2006

Ourém já está no google Earth

O Favacal tem o privilegio de noticiar que o Google Earth já tem disponível imagens de boa resolução de praticamente todo o concelho de Ourém. Por incrível que pareça, a sessão fotográfica de satélite passou ao lado de Fátima.

Se calhar não é grande novidade, pois não sei desde quando estão estas imagens lançadas na rede.

Recordo que a faixa vertical Pombal, Ourém e Almeirim não tinha uma resolução que o suficientemente nítida para distinguir uma casa ou um carro. Assim como grande parte do país.

Este «Cloud Cover», que é datado de 2006-02-13, vem na sequência de outras que cobrem zonas como a de Leiria ou Coimbra. Apesar de estas Zonas estarem disponíveis já á uns messes tem por vezes datas mais recentes (poucos meses) que a zona de Ourém.

Pena é, que estas imagens não tenham sido captadas na Primavera ou no Verão e não teríamos o acastanho do Inverno a dominar a paisagem de Ourém.

Com esta novidade as novas possibilidades para os habitantes são bastante diversificadas. Podem ir desde uma simples espreitadela ao terreno do vizinho e fazer contagem por alto de uma área, ou à demarcação de um itinerário.


Eu por exemplo já descobri, que o percurso onde de vez em quando faço uma corridinha tem 3254 metros, ou ainda que, pelo fecho do parque de estacionamento das finanças, algumas pessoas de Ourém, têm que andar no máximo dos máximos, 600 metros (distancia pedonal entre finanças e Lidle), o que não acredito que alguém faça. Mas posso estar enganado.

Tinha que deixar este meu desabafo. E já agora digo ainda que o mais ridículo, é que muito provavelmente, essas pessoas são capaz de andar a pé à noite porque o medico diz que faz bem ou até mesmo criticar o comodismo dos portugueses.

Mas pronto…

6 | comentários:

Ric Jo disse...

Não foi no Google Earth, mas já tinha andado pelo Google maps a pesquisar e já tenho umas belas fotos de satélite do Alqueidão e Favacal. Sempre é outra perspectiva, de facto. Agora vou ver no Google Earth qual a distância entre a minha casa e a bomba de gasolina mais próxima, ou whatever... lol.

Abr.

Sarinha Meireles disse...

ve-se logo que é a santa terrinha... vê la a zona de cascais. se fizeres o zoom até me vês a dar festinhas ao meu cão.
quem pode..pode.
quem não pode..... vive no favacal?
( é assim o provérbio não é? )

Estefania Reis disse...

E a Atouguia?? quase k se ve a janela do meu quarto pah..:P

zebitor disse...

E o belo do Outeiro do Murtal.........ehe eh
Quanto ao parque de estacionamento, pah ja sabes o que digo...
Não se pode falar nele porque é um parque privado, depois as pessoas não vão a pé só para o antigo parque. De lá podiam ir para uma zona da cidade que fica ainda mais longe que a alternativa, depois há pessoas com problemas de mobilidades, depois, depois.........vai se gastar muito dinheiro.....lol eu sei que sou um separatista....abraço

Paulo Gonçalves disse...

Tenho que ver isso, não sabia que já dava para ver bem o Alqueidão, a ultima vez que tinha tentado tava muito "basso" lol.
Mas conseguia ver a minha casa na página do exercito ou força aerea, já não me lembro qual era. E isto muito antes de aparecer o google earth.

Rafiki disse...

Os co-fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, jà anunciaram em comunicado oficial que passo a transcrever e a traduzir: "Nao desesperem os habitantes de Fatima, pela fraca resoluçao que o Google Earth a faz exibir, pois estamos a providenciar um satelite exclusivo a essa regiao. Este satelite disponiblizarà inumeras faculdades, das quais saliento: varrimento das imagens em tempo real; càlculo do numero de lugares de estacionamento disponiveis; calculo do grau de corrosao da basilica do santuario; e aquele que considero mais inovador, possibilidade de imagens em Raio-X que facultarao a visao dos contornos da Irma Lucia e dos restantes pastorinhos enterrados (passo a heresia)."
Obrigado pela atençao (desculpem a carencia de assnetos nas palavras neste comment)
Rafael Pereira