quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Linha do Norte (ii)

O que aconteceu para que tanta água entrasse pelo túnel do lado de Fátima (estação) em direcção a Seiça, pelo que eu vi foi o seguinte:

Acontece que do lado da estação de Fátima, existe uma ponte onde passam os carros, entre a estação e o túnel. Ao lado dessa ponte, para quem nunca tenha reparado, existe também um canal ou aqueduto aberto onde passa uma pequena ribeira paralelament à estrada.

Esse canal de águas foi construído penso eu, no tempo em que se fez o túnel ou a estrada, para dar um seguimento natural à linha de água, evitando assim que as águas tomassem o rumo da túnel.

Sinceramente nunca tinha visto aquele canal com água, mas acontece que com a tal enxurrada ele transbordou, fazendo com que toda aquela água passa-se para o outro lado do túnel, onde depois, escavou brutalmente uma barreira para sair do trajecto da linha, danificando as suas terras de sustentação.

Quanto à responsabilização, não faço ideia de quem é a culpa. Talvez quem mandou construir o canal nunca pensou que outra pessoa podia mandar chover tanto de uma só vez.

Naquele caso, penso que a obra da Refer estava dimensionada para dar escoamento a todas as águas que escorrem para a linha, mas como é normal não estava dimensionada para as águas daquele aqueduto provavelmente centenário e cheio de lixo.

Penso que terá sido isto que aconteceu.

2 | comentários:

drengo disse...

Bem... Pelo menos, com uma explicação, deixa-se de especular. E no meu caso fui "mauzinho": logo a achar que era fruta de alguma asneira algures...

Acidentes acontecem mesmo, principalmente com aquela chuvada. Pena que se dêem notícias pelo espectáculo... e depois só fica a ideia do espectáculo, nada mais.

Gracias, rapaz.

Tiago disse...

Pois é tio, sem comentários...
vai continuando a escrever umas coisas sobre esse tema no www.drengo.blogspot.com, que eu vou estando atendo, tens muito que falar... Todos os dias há uma catástrofe informativa por volta das 8horas nos nossos 3canais abertos. Viva a 2: ás 10 da noite e sempre!!!!