terça-feira, 24 de julho de 2007

Citytellers | São Paulo | Francesco Jodice

Não poderia de deixar de falar do Citytellers. É um documentário de Francesco Jodice, que gostei mesmo muito, quer pelo seu conteúdo bastante completo sobre a Cidade de São Paulo, quer também pela sua técnica cinematográfica «meio experimental», se assim se pode dizer... Não tem nada haver com típico documentário da Discovery que passa na nossa RTP2 e por isso não sei se todos vão gostar, mas penso que, de qualquer das formas, vale apenas partilha-lo convosco. Mesmo que não estejam a gostar ao principio, façam um esforço, acho que vale mesmo a pena! Eu, não querendo ser chato, tenho que insistir, ou não o tivesse já visto duas vezes e meia... :P
Em 48 minutos vão poder ver um retracto dos «catadores» de lixo reciclável que lutam pelos seu direitos, dos famosos
hakers brasileiros, das «seitas» religiosas e das suas lavagens cerebrais, dos polícias estatais que simultaneamente pertencem a um «exercito» de seguranças privados, dos carros blindados que podem vir a ser uma ameaça, das extravagantes viagens de helicópteros de telhado em telhado e ainda conhecer os «pixadores» de São Paulo.

Podem ver este incrível retracto social aqui.

Descobri este filme através de um post de Christina Mc Kenzie, em moleskinecity.com (um bom sítio de informação para quem pensa visitar uma grande cidade).
Em 2007 a população urbana mundial atingiu os 50% e estima-se que atinja os 75% em 2050. Tendo como partida este dado estatístico, o Tate Modern em colaboração com a Bienal de Veneza, promovem a exposição Global Cities.


0 | comentários: