segunda-feira, 18 de maio de 2009

Três Macacos e uma grande fotografia

Üç maymun © Nuri Bilge Ceylan, 2008

4 | comentários:

Capitao_Mostarda disse...

Tenho aqui esse filme para ver há uma série de tempo! Disseram-me que a fotografia estava realmente de outro mundo, mas o argumento não era dos melhores.. =\ ver se tiro as duvidas no fim de semana!

Abraço!

tiagogoncalves disse...

pá, é um puta filme. não concordo que digam que o argumento não seja dos melhores. mas também te digo, na minha maneira de ver cinema, um filme que tenha uma fotografia como esta, até podia nem ter argumento, porque de facto durante uma hora e quarenta os nossos olhos estão fascinados pelo plasticidade do filme. quanto ao argumento é óbvio que não é suportado por um complexo enredo que caminha para o final feliz ao estilo de Slumdog Millionaire ou até mesmo uma novela mexicana. é um filme que, apesar da simplicidade na sua história, requer grande atenção por parte do espectador. é ai que a fotografia e e sequência de planos são realmente importantes pois são eles que contam a história. chega a ser incrível a maneira como o realizador nos vai relatando a mensagem sem um único dialogo, utilizando apenas poderosas imagens...

pá aconselho vivamente. também é verdade que gostei muito por ter algum interesse em conhecer um pouco da complexa sociedade Turca. aconselho-te também Gegen die Wand e Auf der anderen Seite ambos meio turcos, meio alemães e de Fatih Akin.

outro filme poderoso na sua fotografia, e que aconselho vivamente, é o Hunger do Steve McQueen.

um abraço rijo!! ;)

se precisares que te empreste os filmes, diz-me!

Rogério Gonçalves disse...

Então e as fotos ? Epá acho que toda a gente perdeu o vicio menos eu .O Nuno fotográfa mas não publica nada ,o Pedro idem o Favacal idem a Selma idem idem ,aspas aspas ..... partiste a maquina só pode !!!!!

Olha como diz o outro - Um abraço rijo!!!;)

tiagogoncalves disse...

hehe.. pá maquina está de saúde ;) e o dono também!, o que significa que continua fazer aqui e ali os seus ensaios, não muitos, mas vão sendo feitos. a pausa é apenas no sector da publicação. a seu tempo haverá de surgir qualquer coisa aos olhos da malta ;)

uma abraço dos rijos também